Blog single

Novidades no Tratamento da Flacidez

A flacidez é um dos eventos mais temidos quando o assunto é envelhecimento. Além de afetar o corpo, ela também atinge o rosto e confere a impressão de ‘’desabamento’’ e ‘’escorregamento’’ da pele, formando sulcos e rugas indesejáveis.

Hoje, graças aos avanços da medicina, há diversos tratamentos que podem melhorar e resolver esse quadro. Entre eles podemos citar o Ultraformer III, Fotona Laser e os bioestimuladores de colágeno: Radiesse e Sculptra.

Mas, antes de conhecermos melhor esses tratamentos, que tal entender tudo sobre a flacidez?

O que é?

A flacidez é caracterizada pela frouxidão da pele sobre as estruturas que estão abaixo dela (ossos, músculos e coxins gordurosos).

Seja ela facial ou corporal, o grau de flacidez apresentado por cada indivíduo é o produto da interação de dois processos: o primeiro é o envelhecimento intrínseco ou cronológico, que acontece devido a passagem dos anos e tem relação com a genética pessoal de cada um, não tendo relação com fatores externos.

O segundo é o envelhecimento extrínseco, ou seja, ocorre e depende dos hábitos de vida de cada um. Fatores como exposição solar, tabagismo, consumo de álcool, repetidas perdas de peso/efeito sanfona, dietas hiperglicêmicas e sedentarismo influenciam nesse tipo de envelhecimento.

Colágeno e Elastina: os melhores amigos da pele

Uma pele bonita, firme e saudável depende da ação de duas proteínas presentes na pele: colágeno e elastina. Essas fibras são proteínas responsáveis pela resistência e elasticidade da pele, impedindo que se rasgue quando esticada.

A união dessas duas fibras, a colágena e a elástica, forma uma espécie de “malha”, que cede durante os movimentos de tração, bem como permite que a pele volte a sua forma inicial.

Quer um exemplo? Levante e solte gentilmente a pele da sua mão. Veja como é possível esticá-la e como rapidamente ela volta à posição inicial. Entretanto, essa maleabilidade depende da idade ou da qualidade da pele. Em idosos com mais de 70 anos, por exemplo, esse retorno é mais demorado.

A taxa de produção do colágeno e da elastina começa a sofrer diminuição a partir dos 30 anos de idade, com redução de 1% ao ano. Dessa forma, a partir dessa idade, a pele começa a perder a sua elasticidade e resistência, já apresentando assim algum grau de flacidez cutânea.

Fotoenvelhecimento

O envelhecimento da pele também está ligado a fatores externos, como já citamos. O principal é o fotoenvelhecimento, causado pela exposição solar frequente e excessiva. Hoje, sabe-se que os raios ultravioletas geram um estresse oxidativo celular, desencadeando a produção de radicais livres. Esses, por sua vez, quebram as fibras de colágeno e elastina.

Dessa forma, há a diminuição da função dessas fibras e, consequentemente, a instalação da flacidez cutânea.

O sol, além de impactar na flacidez, também tem relação direta com a qualidade da pele como um todo, favorecendo o aparecimento de rugas, ressecamento, diminuição do turgor e brilho.

É importante lembrar também que essas alterações decorrentes da exposição solar são cumulativas. Ou seja, quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos ao colágeno e mais impactantes serão as mudanças das propriedades mecânicas da pele.


Não é à toa que o uso de protetor solar facial é imprescindível para quem quer prevenir danos à pele!
 

Tratamentos para Flacidez Facial

1- Ultraformer III

Trata-se de um dos tratamentos mais avançados para flacidez facial e corporal.  Esse ultrassom micro focado é composto por várias ponteiras que conseguem atingir diferentes níveis de profundidade da pele, gerando micropontos de coagulação e assim, estimulam a produção de colágeno e a consequente contração cutânea.

Além disso, um grande diferencial dessa tecnologia é que ela consegue atingir a aponeurose muscular, que é um tecido que engloba e recobre as fibras musculares adjacentes.

Dessa forma, além de gerar uma contração das camadas da pele e produção do colágeno local, esse ultrassom também provoca uma contração muscular, tratando a frouxidão muscular que se instala com o envelhecimento.

Assim, ao contrair a pele e o músculo, gera-se o efeito lifting tão desejado.

2- Fotona Laser

O Fotona é uma das últimas novidades do mercado de tratamentos dermatológicos. Essa tecnologia é composta por dois lasers e múltiplas ponteiras robóticas que, conjuntamente, agem para melhorar a flacidez cutânea.

O aquecimento intenso e controlado da pele estimula, de forma poderosa e segura, a remodelação do colágeno, além de dar início a neocolagênese (formação de novas fibras de colágeno). Como resultado, há uma melhora geral da flacidez e da elasticidade das áreas tratadas.

Com essa máquina, é possível definir o contorno mandibular, melhorar o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores e elevar as bochechas. 

Um grande diferencial é a ponteira intraoral: o Fotona é a única tecnologia que tem uma ponteira específica para uso dentro da boca. Isso possibilita a produção de colágeno na mucosa jugal (dentro das bochechas), firmando a pele e sustentando as bochechas de dentro para fora.

Além disso, o Fotona também pode ser usado para rejuvenescer o pescoço, colo e corpo, bem como para melhorar a aparência de manchas, rugas, linhas finas, cicatrizes e outras irregularidades da pele.


4- Bioestimuladores de colágeno: Radiesse e Sculptra
 

Os bioestimuladores de colágeno não são novidade no mercado de tratamentos estéticos. Mas, ao longo dos anos, o seu uso foi aprimorado e hoje há resultados excelentes quando aplicado corretamente.

Essas substâncias provocam uma reação inflamatória local controlada, que ativa as células produtoras de colágeno (os fibroblastos), levando-as a uma intensa produção da substância.

Os efeitos são a melhora do contorno facial (efeito lifting), melhora da firmeza da pele e suavização das rugas e marcas de expressão.

Deixe seu comentário

Título*

Nome*

Comentário*


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0